Sobre as raízes do pensamento e da linguagem: Vygotsky e Piaget

Autores/as

  • Adrián Oscar Dongo Montoya

Palabras clave:

Internalizarão da Linguagem, Interiorização das Ações, Generalização Perceptiva, Generalização Operatória

Resumen

Neste trabalho são analisadas as pesquisas e idéias de Vygotsky e Piaget sobre a psicogênese do pensamento e da linguagem. Tal análise é feita a partir de um enfoque ao mesmo tempo epistemológico e genético. Os eixos da análise são: 1) as raízes do significado das primeiras palavras; 2) o papel da linguagem na formação das estruturas cognitivas; 3) os mecanismos figurativos e operativos na formação do pensamento conceitual. Os resultados do nosso estudo mostram que as diferenças teóricas entre esses autores não (ou não apenas) têm como base uma maior ou menor importância outorgada ao ambiente social, mas, principalmente, concepções epistemológicas diferentes e subjacentes à explicação dos processos e dos mecanismos psicológicos de formação dos instrumentos cognitivos.

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Biografía del autor/a

Adrián Oscar Dongo Montoya

Publicado

1995-02-28

Cómo citar

Montoya, A. O. D. (1995). Sobre as raízes do pensamento e da linguagem: Vygotsky e Piaget. Cadernos De Pesquisa, (92), 26–37. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/856

Número

Sección

Artículos