Mulher e trabalho: políticas de recursos humanos em empresas de ponta
Mots-clés :
Articulação Trabalho/Família, Força de Trabalho, Setor Formal, Benefícios Sociais, Empresas MultinacionaisRésumé
Com base em informações obtidas em empresas de grande porte do setor privado, o artigo analisa políticas de recursos humanos e benefícios sociais que contribuem para a conciliação entre o trabalho e a família. Na primeira parte, é apresentado um diagnóstico sobre mudanças no perfil das mulheres que trabalham entre elas o maior número de trabalhadoras com responsabilidades familiares. Na segunda parte são analisados dados levantados e visitas a três multinacionais sediadas em São Paulo e entrevistas com gerentes de Recursos Humanos, versando sobre direitos trabalhistas e benefícios não compulsórios oferecidos em áreas como alimentação, educação e transporte. A pesquisa, ainda exploratória, mostra a importante participação do setor privado na implementação de políticas sociais que beneficiem os trabalhadores e suas famílias, e o artigo chama a atenção das trabalhadoras para que se mobilizem a fim de pleitear que as questões de gênero passem a ser mais contempladas nas políticas de recursos humanos das empresasTéléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).