Mulher e trabalho: políticas de recursos humanos em empresas de ponta
Palavras-chave:
Articulação Trabalho/Família, Força de Trabalho, Setor Formal, Benefícios Sociais, Empresas MultinacionaisResumo
Com base em informações obtidas em empresas de grande porte do setor privado, o artigo analisa políticas de recursos humanos e benefícios sociais que contribuem para a conciliação entre o trabalho e a família. Na primeira parte, é apresentado um diagnóstico sobre mudanças no perfil das mulheres que trabalham entre elas o maior número de trabalhadoras com responsabilidades familiares. Na segunda parte são analisados dados levantados e visitas a três multinacionais sediadas em São Paulo e entrevistas com gerentes de Recursos Humanos, versando sobre direitos trabalhistas e benefícios não compulsórios oferecidos em áreas como alimentação, educação e transporte. A pesquisa, ainda exploratória, mostra a importante participação do setor privado na implementação de políticas sociais que beneficiem os trabalhadores e suas famílias, e o artigo chama a atenção das trabalhadoras para que se mobilizem a fim de pleitear que as questões de gênero passem a ser mais contempladas nas políticas de recursos humanos das empresasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).