Inclusion scolaire et infrastructure physique des écoles

Auteurs-es

Mots-clés :

Accessibilité, Éducation Spéciale, Inclusion Scolaire, Écoles

Résumé

L’objectif de cet article a été de vérifier les conditions relatives à l’infrastructure physique des écoles d’un réseau municipal, pour l’accueil des élèves cibles de l’éducation spécialisée. L’étude a utilisé une approche qualitative et descriptive, menée auprès de 16 directeurs d’écoles communales de la ville de Bauru , São Paulo. Un guide d’observation de l’espace physique et des ressources inclusives en contexte scolaire, ainsi q’une feulle de route pour l’entretien des gestionnaires scolaires ont été utilisés. Les résultats ont montré que l’analyse in loco diffère selon les gestionnaires. Néanmoins, il y a un accord sur le besoin non seulement d’élargir et d’améliorer l’infrastructure physique, mais aussi de disponibiliser davantage de ressources matérielles et de ressources adaptées, surtout dans les classes communes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Camila Elidia Messias dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP/Araçatuba (2014). Possui aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve de Base Crítica pelo Centro de Promoção da Qualidade de Vida (PromVi) - UNESP/Araçatuba e Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2019). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós -Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq): A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento da UNESP/ Bauru e do projeto de extensão Parceria FC e Secretaria Municipal da Educação para desenvolvimento de Programa de Identificação, avaliação e atendimento de alunos com superdotação. Membro titular represente discente da pós-graduação da Comissão de Inclusão e Acessibilidade UNESP (2020). Desenvolve estudos na interface Psicologia e Educação, em temáticas relacionadas a Educação Especial e Inclusiva, Psicologia do desenvolvimento, Inclusão escolar, Aprendizagem e ensino e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Coordena na UNESP o acordo de Cooperação com a Universidade do Sul da Flórida sobre consultoria colaborativa.

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Publié-e

2021-04-30

Comment citer

Santos, C. E. M. dos ., & Capellini, V. L. M. F. . (2021). Inclusion scolaire et infrastructure physique des écoles . Cadernos De Pesquisa, 51, e07167. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7167

Numéro

Rubrique

Éducation de Base, Culture, Programme d’Études