Inclusión escolar e infraestructura física de escuelas de educación fundamental

Autores/as

Palabras clave:

Accesibilidad, Educación Especial, Inclusión Escolar, Escuelas

Resumen

El propósito de este artículo es verificar las condiciones de la infraestructura física de las escuelas de un sistema municipal de educación fundamental, considerando a los alumnos como público objetivo de la educación especial. El delineamiento que se utilizó fue el cualitativo del tipo descriptivo. Participaron en el estudio 16 administradores de las escuelas municipales de educación fundamental de la ciudad de Bauru, São Paulo. Los instrumentos utilizados fueron el guión de observación del espacio físico y de los recursos inclusivos del ámbito escolar y el guión de entrevista para los administradores escolares. Los resultados señalaron que el análisis in loco difiere desde el punto de vista de los gestores. Sin embargo, hay concordancia sobre la necesidad de ampliar y mejorar la infraestructura física, una mayor disponibilidad de recursos materiales y recursos adaptados, sobre todo en la clase común.

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Biografía del autor/a

Camila Elidia Messias dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP/Araçatuba (2014). Possui aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve de Base Crítica pelo Centro de Promoção da Qualidade de Vida (PromVi) - UNESP/Araçatuba e Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2019). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós -Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq): A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento da UNESP/ Bauru e do projeto de extensão Parceria FC e Secretaria Municipal da Educação para desenvolvimento de Programa de Identificação, avaliação e atendimento de alunos com superdotação. Membro titular represente discente da pós-graduação da Comissão de Inclusão e Acessibilidade UNESP (2020). Desenvolve estudos na interface Psicologia e Educação, em temáticas relacionadas a Educação Especial e Inclusiva, Psicologia do desenvolvimento, Inclusão escolar, Aprendizagem e ensino e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Coordena na UNESP o acordo de Cooperação com a Universidade do Sul da Flórida sobre consultoria colaborativa.

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Santos, C. E. M. dos ., & Capellini, V. L. M. F. . (2021). Inclusión escolar e infraestructura física de escuelas de educación fundamental. Cadernos De Pesquisa, 51, e07167. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7167

Número

Sección

Educación Básica, Cultura, Currículo