Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdos

Auteurs-es

  • Ana Dorziat Universidade Federal da Paraíba

Mots-clés :

Ensino, Professores, Deficiente da Audição

Résumé

Este artigo trata de uma pesquisa realizada junto a professoras de surdos, numa perspectiva de valorização das percepções docentes sobre temas relacionados ao seu fazer pedagógico, visando a sua melhoria. Teve por objetivo investigar o tipo e o nível de reflexão dessas professoras. Para tanto, foram entrevistadas 13 professoras de duas grandes escolas para surdos que trabalhavam sob a concepção da Comunicação Total. Os dados obtidos foram analisados a partir de quatro eixos temáticos, os quais emergiram dos próprios depoimentos. Evidenciou-se, nos relatos, uma preocupação com as questões pedagógicas, inseridas numa visão de “normalidade” e de “adaptação social”. Persiste, portanto, uma concepção clínica de surdez e de pessoa surda.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba

Téléchargements

Publié-e

1999-11-30

Comment citer

Dorziat, A. (1999). Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdos. Cadernos De Pesquisa, (108), 183–198. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/673

Numéro

Rubrique

Outros Temas