Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdos

Autores/as

  • Ana Dorziat Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Ensino, Professores, Deficiente da Audição

Resumen

Este artigo trata de uma pesquisa realizada junto a professoras de surdos, numa perspectiva de valorização das percepções docentes sobre temas relacionados ao seu fazer pedagógico, visando a sua melhoria. Teve por objetivo investigar o tipo e o nível de reflexão dessas professoras. Para tanto, foram entrevistadas 13 professoras de duas grandes escolas para surdos que trabalhavam sob a concepção da Comunicação Total. Os dados obtidos foram analisados a partir de quatro eixos temáticos, os quais emergiram dos próprios depoimentos. Evidenciou-se, nos relatos, uma preocupação com as questões pedagógicas, inseridas numa visão de “normalidade” e de “adaptação social”. Persiste, portanto, uma concepção clínica de surdez e de pessoa surda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba

Publicado

1999-11-30

Cómo citar

Dorziat, A. (1999). Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdos. Cadernos De Pesquisa, (108), 183–198. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/673

Número

Sección

Outros Temas