Foucault e a análise do discurso em educação

Auteurs-es

  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Foucault, M., Pesquisa Educacional, Discurso

Résumé

Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Téléchargements

Publié-e

2001-11-30

Comment citer

Fischer, R. M. B. (2001). Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos De Pesquisa, (114), 197–223. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591

Numéro

Rubrique

Outros Temas