Foucault e a análise do discurso em educação

Autores/as

  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Foucault, M., Pesquisa Educacional, Discurso

Resumen

Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2001-11-30

Cómo citar

Fischer, R. M. B. (2001). Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos De Pesquisa, (114), 197–223. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591

Número

Sección

Outros Temas