Connaissance, didactique et engagement: le triangle vertueux d’un professionnalisme en danger

Auteurs-es

  • Maria do Céu Roldão Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Mots-clés :

Connaissance, Formation Professionnelle, Didactique, Déontologie

Résumé

Ce texte discute la reconfiguration du savoir professionnel du personnel enseignant, ainsi que son ancrage dans une formation de professeurs orientée vers une solide identité professionnelle, elle-même construite dans un continuum de développement professionnel. Cette perspective exige un nouveau rapport à la production des connaissances spécifiques permettant de contrecarrer le movement de déprofessionnalisation et de fonctionnarisation que les professeurs traversent, avec ses implications dans le degré d’engagement de ces derniers sur les résultats de l’école, locus socialement mandaté pour garantir les apprentissages essentiels des citoyens et fondamental pour le soutien de l’économie et la cohésion des sociétés d’aujourd’hui.

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Biographie de l'auteur-e

Maria do Céu Roldão, Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Exerceu funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário desde 1985, tendo sido professora Coordenadora com Agregação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, onde se aposentou em 2005. Colaborou, como docente e como investigadora, com as Universidades de Aveiro, Católica Portuguesa, dos Açores, de Macau, Lusófona e do Minho. É atualmente Professora associada convidada na Universidade Católica Portuguesa e investigadora do CEDH na mesma universidade. Participou em diversos projectos da OCDE em representação do Instituto de Inovação Educacional, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora em projectos da Unesco para  a América Latina, e também em projectos de cooperação com Moçambique e com Cabo Verde.  Tem sido, em diversos contextos, consultora do Ministério da Educação na área do currículo. Foi docente de História no ensino básico durante dezoito anos. Os seus principais interesses científicos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Formação de Professores, nomeadamente ligados às questões da gestão e diferenciação curricular nas situações de diversidade socio-cultural das sociedades actuais, e ao campo da profissionalidade docente e conhecimento profissional, tendo numerosas publicações científicas nestes domínios.

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Publié-e

2017-12-06

Comment citer

Roldão, M. do C. (2017). Connaissance, didactique et engagement: le triangle vertueux d’un professionnalisme en danger. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1134–1149. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4367

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Rubrique

Tema em Destaque - Didática e formação de professores