Conocimiento, didáctica y compromiso: el triángulo virtuoso de uma profesionalidad en riesgo

Autores/as

  • Maria do Céu Roldão Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Palabras clave:

Conocimiento, Formación Profesional, Didáctica, Deontología

Resumen

Se discuten en este texto la reconfiguración del saber profesional docente y su anclaje en una formación de profesores orientada hacia una identidad professional sólida, construida en un continuum de desarrollo profesional. Esta visión requiere otra relación con la producción de conocimiento específico que permita contrarrestar el movimiento de desprofesionalización y funcionarización que los profesores atraviesan, con implicaciones en el grado de compromiso de la docência con los resultados de la escuela en cuanto locus socialmente designado para la garantía de los aprendizajes esenciales de los ciudadanos, hoy fundamental para la sustentación de la propia economía y cohesión de esas sociedades.

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Biografía del autor/a

Maria do Céu Roldão, Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Exerceu funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário desde 1985, tendo sido professora Coordenadora com Agregação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, onde se aposentou em 2005. Colaborou, como docente e como investigadora, com as Universidades de Aveiro, Católica Portuguesa, dos Açores, de Macau, Lusófona e do Minho. É atualmente Professora associada convidada na Universidade Católica Portuguesa e investigadora do CEDH na mesma universidade. Participou em diversos projectos da OCDE em representação do Instituto de Inovação Educacional, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora em projectos da Unesco para  a América Latina, e também em projectos de cooperação com Moçambique e com Cabo Verde.  Tem sido, em diversos contextos, consultora do Ministério da Educação na área do currículo. Foi docente de História no ensino básico durante dezoito anos. Os seus principais interesses científicos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Formação de Professores, nomeadamente ligados às questões da gestão e diferenciação curricular nas situações de diversidade socio-cultural das sociedades actuais, e ao campo da profissionalidade docente e conhecimento profissional, tendo numerosas publicações científicas nestes domínios.

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Publicado

2017-12-06

Cómo citar

Roldão, M. do C. (2017). Conocimiento, didáctica y compromiso: el triángulo virtuoso de uma profesionalidad en riesgo. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1134–1149. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4367

Número

Sección

Tema em Destaque - Didática e formação de professores