Recherche en éducation et bricolage scientifique: rigueur, multiréferentialité et interdisciplinarité

Auteurs-es

  • Cicera Sineide Dantas Rodrigues Universidade Regional do Cariri – Urca –, Crato, Ceará, Brasil
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Manuela Fonseca Grangeiro Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mots-clés :

Recherche en Éducation, Interdisciplinarité, Formation des Enseignants, Méthode de recherche

Résumé

Cette étude aborde la thématique du bricolage scientifique dans les recherches en éducation. En s’appuyant sur l’expérience de doctorantes il avance des réflexions concernant la formation des professeurs avec la rigueur, la complexité et l’interdisciplinarité requises dans la production de la connaissance scientifique. Le référentiel théorique et méthodologique ainsi que l’analyse des données issues de la recherche qualitative appuyent la discussion. L’entretien semi-structuré a été choisi comme le principal outil de recherche. Pour les doctorantes interrogées, le bricolage scientifique est non seulement un défi, mais une alternative capable de potentialiser la créativité du chercheur. Elles reconnaissent aussi que devenir chercheur demande du temps, de la rigueur et de la profondeur.

 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri – Urca –, Crato, Ceará, Brasil

Professora da Universidade Regional do Cariri – Urca –, Crato, Ceará, Brasil

 

 

 

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Pedagogia - Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro (1972), mestrado em Filosofia - Université de Montréal, Canada (1964), graduação em Teologia Pastoral - Colégio Máximo Cristo Rei, Brasil (1969), mestrado em Educação - Cornell University (1976), e doutorado em Educação - Cornell University, USA (1979). Pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC).Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua experiência na área de educação predomina no campo do Saber Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, racionalidade pedagógica, aprendizagem, educação no campo e política educacional.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará (1990). Psicóloga da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação inclusiva, desenvolvimento, trabalho

Manuela Fonseca Grangeiro, Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, possui Bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza e graduação no Programa Especial de Formação Pedagógica-Esquema I, e especialização em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará, com Formação em Biodança. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estágio, formação de professores, didática e prática de ensino e orientação de monografia nas áreas de educação e afins.

 

Références

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Publié-e

2016-12-15

Comment citer

Rodrigues, C. S. D., Therrien, J., Falcão, G. M. B., & Grangeiro, M. F. (2016). Recherche en éducation et bricolage scientifique: rigueur, multiréferentialité et interdisciplinarité. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 966–982. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3720

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