La création de la “Escola Plural”
Mots-clés :
Politique de l’Éducation, Réforme de l’Enseignement, Escola Plural, Belo Horizonte (MG)Résumé
Ce travail cherche à comprendre les désirs et impasses liés à l’implantation de la Proposition concernant l’“Escola Plural” [École Plurielle], a partir de 1995, dans la ville de Belo Horizonte. Comment les professeurs ont-ils reçu ces nouvelles directives? Comment ce texte officiel a été altéré au vu des resistances à son égard? Pour répondre à ces questions, 20 gestionnaires du Secrétariat Municipal de l’Éducation ayant participé à l’élaboration de la Proposition ont été interrogés. Les concepts utilisés dans ce travail sont issus du référentiel du psychanalyste français René Kaës. Nous souhaitons que ce travail puisse contribuer a à mieux comprendre les conditions dans lesquelles se produisent les changements dans les politiques éducationnelles.
Téléchargements
Références
ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
AULAGNIER, P. O aprendiz de historiador e o mestre feiticeiro: do discurso identificante ao discurso delirante. Tradução de Cláudia Beliner. São Paulo: Escuta, 1989.
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Escola Plural: proposta política pedagógica. Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: PBH/SMED, 1994. (Cadernos da Escola Plural. Caderno 0).
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Proposta curricular da Escola Plural: referências norteadoras. Belo Horizonte: PBH/SMED, 1995a. (Cadernos da Escola Plural, n. 2).
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Terceiro ciclo de formação: repensando a nossa prática. Belo Horizonte: PBH/SMED, 1995b.
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Projetos de trabalho. Belo Horizonte: PBH/SMED, 1996a. (Reflexões sobre a Prática Pedagógica na Escola Plural. Caderno 1).
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Avaliação dos processos formadores dos educandos. Belo Horizonte: PBH/SMED, 1996b. (Cadernos da Escola Plural n. 4).
DALBEN, A. I. L. F. A prática pedagógica e os ciclos de formação na Escola Plural. In: DALBEN, A. I. L. F. (Org.) Singular ou plural: eis a escola em questão. Belo Horizonte: UFMG/FE/Game, 2000a.
DALBEN, A. I. L. F. (Org.) Avaliação da implementação do projeto político pedagógico Escola Plural. Belo Horizonte: UFMG/FAE/Game, 2000b.
FERNANDES, M. I. A. Negatividade e vínculo: a mestiçagem como ideologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. (Psicologia Social, Inconsciente e Cultura).
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 218p.
FREIRE, P. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 144p.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1998. 116 p. Original publicado em 1930.
FREUD, S. Sobre o narcisismo: uma introdução. Tradução de Themira de Oliveira Brito, Paulo Henrique de Britto e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 1974. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas.Trabalho original publicado em 1914.
GREEN, A. O desligamento: psicanálise, antropologia e literatura. Tradução de Irene Cubric. Rio de Janeiro: Imago, 1994. 308 p.
KAËS, R. Introducción al analisis transicional. In: KAËS, R. et al. Crisis, ruptura y superación: análisis transicional en psicoanálisis individual y grupal. Buenos Aires: Cinco, 1984. (Texto y Contexto).
KAËS, R. Realidade psíquica e sofrimento nas instituições. In: KAËS, René et al. (Org.). A Instituição e as instituições: estudos psicanalíticos. Tradução de Joaquim Pereira Neto. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991. p. 19-59.
KAËS, R. O grupo e o sujeito do grupo: elementos para uma teoria psicanalítica do grupo. Tradução José de Souza e Mello Werneck. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
KAËS, R. Os espaços psíquicos comuns e partilhados: transmissão e negatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. (Psicologia Social, Inconsciente e Cultura).
RIBEIRO, A. S. A retórica dos limites. Notas sobre o conceito de fronteira. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ROUCHY, J. C; DESROCHE, M. S. Instituição e mudança: processo psíquico e organização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 281 p. (Psicologia Social, Inconsciente e Cultura).
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
VILLANI, A. et al. Contribuições da psicanálise para uma metodologia de pesquisa em educação em ciências. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. 440 p. (Educação em Ciências). p. 323-390.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2016
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).