Cultura performativa e pesquisa em educação: desafios para a ação política

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Mots-clés :

Políticas Educacionais, Instituições de Ensino Superior, Pesquisa da Educação, Performatividade.

Résumé

 

Este texto é uma reflexão sobre a cultura da performatividade na área de educação no Brasil, motivada pelo artigo de Kuhlmann Jr. (2014), em que o autor elenca argumentos contra a pressão por publicação que têm circulado na academia. Ele é produzido a partir da experiência da autora em comissões de avaliação, nomeadamente a de programas de pós-graduação no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Argumenta que a performatividade tem modificado a cultura de pesquisa e pós-graduação no país, mas discorda de que haja uma corrida produtivista na área de educação. Em diálogo com teóricos que, segundo Butler (2000), apostam na irrealizabilidade, a autora defende uma ação política agonística no sentido de operar nas fraturas da lógica performativa, opondo-se a uma ética humanista que assume como liberal.

 

 

 

 

 

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Elizabeth Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

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Publié-e

2015-12-11

Comment citer

Macedo, E. (2015). Cultura performativa e pesquisa em educação: desafios para a ação política. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 752–774. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3285

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