Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares

Auteurs-es

  • Tiago Lisboa Bartholo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mots-clés :

Segregação escolar, Turnos escolares, Política educacional

Résumé

O artigo analisa padrões de segregação entre e intraescolas, trazendo dados para toda a rede municipal de educação do Rio de Janeiro, de 2004 a 2010. O desenho do estudo possibilita medir o efeito líquido produzido pela distribuição dos alunos entre os turnos da manhã e da tarde na segregação escolar. Para isso foi utilizado um indicador denominado Índice de Segregação, que considera quatro características dos estudantes: condição de pobreza, cor/raça, educação parental e distorção idade-série. Os resultados indicam que os turnos escolares produzem efeito de incremento no nível geral de segregação escolar e que os estudantes são selecionados para diferentes turnos, principalmente em função de seu percurso escolar pregresso, o que reforça a impressão da existência de uma espécie de tracking informal, na rede escolar estudada.

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Bibliographies de l'auteur-e

Tiago Lisboa Bartholo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

tiagobartholo@gmail.com

Marcio da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – e coordenador do Observatório Educação e Cidade

marcioc@pobox.com

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Publié-e

2014-09-30

Comment citer

Bartholo, T. L., & Costa, M. da. (2014). Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 670–692. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2939

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