Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade

Auteurs-es

  • Fúlvia Rosemberg Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mots-clés :

Igualdade, Diversidade, Educação infantil, Relações raciais

Résumé

Este artigo tem por objetivo tensionar as implicações epistemológicas e políticas dos conceitos de igualdade/desigualdade e diversidade. Para tanto, focaliza as implicações de cada um deles no campo da educação infantil brasileira. O artigo, apoiando-se nos enfoques teóricos de Nancy Fraser e Antônio Flávio Pierucci, esboça um modelo para compreensão das desigualdades raciais na educação brasileira. Tais perspectivas teóricas são usadas para analisar normativas e padrões de oferta da educação infantil do ponto de vista das relações raciais.

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Publié-e

2014-09-30

Comment citer

Rosemberg, F. (2014). Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 742–759. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2768

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