Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros

Auteurs-es

  • Paulo Henrique Nico Monteiro Laboratório Especial de História da Ciência do Instituto Butantan, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Nelio Bizzo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mots-clés :

Livro didático, Saúde, Educação em Saúde, Ensino Fundamental

Résumé

 

Este trabalho analisa como os fatores que influenciam o processo saúde-doença são apresentados nos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e quais são seus principais objetivos pedagógicos relacionados à saúde. Foram analisadas as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2010 para os anos iniciais do ensino fundamental (44 volumes). Esses livros tendem a abordar o tema da perspectiva do indivíduo e seu conjunto de hábitos, de maneira descontextualizada e sempre em contraposição a uma ameaça. Sugere-se que esse material incorpore os avanços conceituais da área da saúde, especialmente os relacionados a sua dimensão coletiva e seus determinantes sociais, com vistas a tornar mais significativas as discussões em sala de aula.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Henrique Nico Monteiro, Laboratório Especial de História da Ciência do Instituto Butantan, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisador científico do Laboratório Especial de História da Ciência do Instituto Butantan, São Paulo

paulo.monteiro@butantan.gov.br

Nelio Bizzo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professor titular de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP; coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa “Ensino, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica” – Edevo-Darwin – ligado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP

bizzo@usp.br

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Publié-e

2014-03-31

Comment citer

Monteiro, P. H. N., & Bizzo, N. (2014). Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros. Cadernos De Pesquisa, 44(151), 132–154. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2704

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