Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social

Auteurs-es

  • Donatila Ferrada
  • Omar Turra
  • Alicia Villena

Mots-clés :

Formação Inicial do Professor, Vulnerabilidade Social, Currículo

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Donatila Ferrada

Omar Turra

Alicia Villena

Téléchargements

Publié-e

2013-08-31

Comment citer

Ferrada, D., Turra, O., & Villena, A. (2013). Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 642–661. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669

Numéro

Rubrique

Outros Temas