Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social

Authors

  • Donatila Ferrada
  • Omar Turra
  • Alicia Villena

Keywords:

Formação Inicial do Professor, Vulnerabilidade Social, Currículo

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Donatila Ferrada

Omar Turra

Alicia Villena

Published

2013-08-31

How to Cite

Ferrada, D., Turra, O., & Villena, A. (2013). Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 642–661. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669

Issue

Section

Outros Temas