Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social

Autores/as

  • Donatila Ferrada
  • Omar Turra
  • Alicia Villena

Palabras clave:

Formação Inicial do Professor, Vulnerabilidade Social, Currículo

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Donatila Ferrada

Omar Turra

Alicia Villena

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Ferrada, D., Turra, O., & Villena, A. (2013). Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 642–661. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669

Número

Sección

Outros Temas