A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?

Auteurs-es

  • Luiz Antônio Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Educação Pública, Ética, Currículos, Educação Moral e Cívica

Résumé

Este artigo identifica um conflito entre dois conceitos de Ética no currículo das escolas públicas de ensino fundamental no Brasil contemporâneo. De um lado, a Ética laica, fundamentada nos provisórios consensos político-ideológicos; de outro, a Ética religiosa, convergente com uma Educação Moral e Cívica de conteúdo religioso. Esse conflito conceitual é explicado pelo autor como produto de um conflito político em torno da autonomia do campo educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2009-08-20

Comment citer

Cunha, L. A. (2009). A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 401–419. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/230

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque