Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar
Mots-clés :
Pobreza, Cultura, Marginalização cultural, Condições socioeconômicas, Dados estatísticosRésumé
Esta pesquisa visou a caracterizar crianças culturalmente marginalizadas, de 4 a 6 anos de idade, dos Parques Infantis do Município de São Paulo. O planejamento foi feito com miras a fornecer, aos organizadores do currículo para a pré-escola, elementos que lhes possibilitem um trabalho embasado numa realidade existente. Para conseguir esta caracterização, foram elaborados instrumentos, especialmente o Instrumento Cognitivo, que abarca operações, conceitos, conhecimentos e habilidades indispensáveis à criança antes de sua entrada na escola. Como para a organização de um currículo, não basta o conhecimento da capacitação e das informações possuídas, o planejamento desta pesquisa previu também um amplo levantamento sobre as condições de vida destas crianças e de suas famílias. Foram verificados, paralelamente, comportamentos e atitudes capazes de alterar a capacidade de aprendizagem das crianças.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).