Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar

Autores/as

  • Ana Maria Poppovic
  • Yara Lucia Esposito
  • Maria Machado Malta Campos

Palabras clave:

Pobreza, Cultura, Marginalização cultural, Condições socioeconômicas, Dados estatísticos

Resumen

Esta pesquisa visou a caracterizar crianças culturalmente marginalizadas, de 4 a 6 anos de idade, dos Parques Infantis do Município de São Paulo. O planejamento foi feito com miras a fornecer, aos organizadores do currículo para a pré-escola, elementos que lhes possibilitem um trabalho embasado numa realidade existente. Para conseguir esta caracterização, foram elaborados instrumentos, especialmente o Instrumento Cognitivo, que abarca operações, conceitos, conhecimentos e habilidades indispensáveis à criança antes de sua entrada na escola. Como para a organização de um currículo, não basta o conhecimento da capacitação e das informações possuídas, o planejamento desta pesquisa previu também um amplo levantamento sobre as condições de vida destas crianças e de suas famílias. Foram verificados, paralelamente, comportamentos e atitudes capazes de alterar a capacidade de aprendizagem das crianças.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Poppovic

Publicado

1975-09-30

Cómo citar

Poppovic, A. M., Esposito, Y. L., & Campos, M. M. M. (1975). Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar. Cadernos De Pesquisa, (14), 7–73. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1860

Número

Sección

Artículos