Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?

Auteurs-es

  • Guiomar Namo de Mello

Mots-clés :

Ensino de 1º grau, Relações professor-aluno, Autoritarismo

Résumé

Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Guiomar Namo de Mello

Téléchargements

Publié-e

1981-02-28

Comment citer

Mello, G. N. de. (1981). Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?. Cadernos De Pesquisa, (36), 87–91. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580

Numéro

Rubrique

Temas em Debate