Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?

Autores/as

  • Guiomar Namo de Mello

Palabras clave:

Ensino de 1º grau, Relações professor-aluno, Autoritarismo

Resumen

Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guiomar Namo de Mello

Publicado

1981-02-28

Cómo citar

Mello, G. N. de. (1981). Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?. Cadernos De Pesquisa, (36), 87–91. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580

Número

Sección

Temas em Debate