Cartilhas de alfabetização e a regionalização do livro didático

Auteurs-es

  • João Batista Araújo e Oliveira

Mots-clés :

Livros didáticos, Cartilhas, Alfabetização, Regionalização

Résumé

A idéia de regionalização do livro didático não é recente, e sua discussão se dá em variados contextos. Em alguns casos, como no discurso e nos pareceres do Conselho Federal de Educação (CFE), ela tem a ver sobretudo com a adaptação dos currículos às variações regionais Noutros contextos, a questão é abordada quer a partir de um ângulo ideológico (a dominação do centro-sul sobre os demais estados), psico-sociológico (o universo vocabular conhecido como ponto de partida para a conscientização), lingüístico, psico-linguístico (a questão do dialeto padrão, os linguajares locais, etc.), no processo de elaboração de materiais didáticos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

João Batista Araújo e Oliveira

Téléchargements

Publié-e

1983-02-28

Comment citer

Oliveira, J. B. A. e. (1983). Cartilhas de alfabetização e a regionalização do livro didático. Cadernos De Pesquisa, (44), 95–97. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1517

Numéro

Rubrique

Temas em Debate