Cartilhas de alfabetização e a regionalização do livro didático

Autores/as

  • João Batista Araújo e Oliveira

Palabras clave:

Livros didáticos, Cartilhas, Alfabetização, Regionalização

Resumen

A idéia de regionalização do livro didático não é recente, e sua discussão se dá em variados contextos. Em alguns casos, como no discurso e nos pareceres do Conselho Federal de Educação (CFE), ela tem a ver sobretudo com a adaptação dos currículos às variações regionais Noutros contextos, a questão é abordada quer a partir de um ângulo ideológico (a dominação do centro-sul sobre os demais estados), psico-sociológico (o universo vocabular conhecido como ponto de partida para a conscientização), lingüístico, psico-linguístico (a questão do dialeto padrão, os linguajares locais, etc.), no processo de elaboração de materiais didáticos.

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Biografía del autor/a

João Batista Araújo e Oliveira

Publicado

1983-02-28

Cómo citar

Oliveira, J. B. A. e. (1983). Cartilhas de alfabetização e a regionalização do livro didático. Cadernos De Pesquisa, (44), 95–97. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1517

Número

Sección

Temas em Debate