A representação da linguagem e o processo de alfabetização

Auteurs-es

  • Emilia Ferreiro

Mots-clés :

Processo de ensino-aprendizagem, Linguagem, Escrita, Prática de ensino

Résumé

A autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Emilia Ferreiro

Téléchargements

Publié-e

1985-02-28

Comment citer

Ferreiro, E. (1985). A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos De Pesquisa, (52), 7–17. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357

Numéro

Rubrique

Articles