Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia brasileira

Auteurs-es

  • Eliane Gonçalves Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás

Mots-clés :

Mulheres, Mídia, Feminismo, Cultura

Résumé

A proliferação de produtos culturais sobre as solteiras sugere uma preocupação internacional com o tema na contemporaneidade. A mídia brasileira também focaliza o fenômeno da nova solteira em sintonia com a literatura e filmografia sobre mulheres com mais de 30 anos, solteiras, moradoras das grandes cidades. A emergência da expressão "novas solteiras" remete ao ideário feminista de autonomia, liberdade e independência, em oposição à solteirona do passado. Neste artigo, analiso como as mulheres sós costumam ser retratadas em textos da mídia brasileira através de polarizações marcadas por gênero, idade e posição social e geográfica. Ressalto a utilização recorrente de informações validadas por vozes autorizadas de especialistas acadêmicos, sobretudo da área psi. Por fim, mostro como algumas matérias enfatizam a solidão e a transitoriedade do morar só, operando outras oposições marcadas por gênero.

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Biographie de l'auteur-e

Eliane Gonçalves, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás

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Publié-e

2011-04-30

Comment citer

Gonçalves, E. (2011). Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia brasileira. Cadernos De Pesquisa, 41(142), 162–187. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/123

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