Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia brasileira

Authors

  • Eliane Gonçalves Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás

Keywords:

Mulheres, Mídia, Feminismo, Cultura

Abstract

A proliferação de produtos culturais sobre as solteiras sugere uma preocupação internacional com o tema na contemporaneidade. A mídia brasileira também focaliza o fenômeno da nova solteira em sintonia com a literatura e filmografia sobre mulheres com mais de 30 anos, solteiras, moradoras das grandes cidades. A emergência da expressão "novas solteiras" remete ao ideário feminista de autonomia, liberdade e independência, em oposição à solteirona do passado. Neste artigo, analiso como as mulheres sós costumam ser retratadas em textos da mídia brasileira através de polarizações marcadas por gênero, idade e posição social e geográfica. Ressalto a utilização recorrente de informações validadas por vozes autorizadas de especialistas acadêmicos, sobretudo da área psi. Por fim, mostro como algumas matérias enfatizam a solidão e a transitoriedade do morar só, operando outras oposições marcadas por gênero.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eliane Gonçalves, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás

Published

2011-04-30

How to Cite

Gonçalves, E. (2011). Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia brasileira. Cadernos De Pesquisa, 41(142), 162–187. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/123

Issue

Section

Outros Temas