O método: panacéia, negação ou pedagogia?
Mots-clés :
Métodos de ensino, Analfabetismo, Psicologia, PedagogiaRésumé
Um breve apanhado histórico dos métodos de alfabetização delineia sua diversidade e evolução. Não se trata, entretanto, de reacender a polêmica sobre sua adequação: alerta-se para os riscos de um deslocamento da questão sobre "o melhor método" para a condenação generalizada de qualquer método (em última instância, condenação da própria educação formal), preocupante em nossa América Latina onde a escola ainda é o meio mais eficaz de combate ao analfabetismo.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).