Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil

Auteurs-es

  • Teresa Roserley N. da Silva

Mots-clés :

Administração da Educação, Currículos, Igualdade de Oportunidades, Psicolinguística, Políticas Educacionais, Teorias de Educação.

Résumé

Este artigo faz um breve inventário das principais influências teóricas sobre a organização do ensino e do currículo, desde o idealismo subjetivista e o modelo da eficiência burocrática - preponderante nas primeiras décadas do século XX - passando pelas teorias cognitivistas ou behavioristas dos anos 50, cuja ênfase às fases do desenvolvimento infantil permitiu métodos de ensino e organizações curriculares mais realistas e adequadas. Aborda ainda as teorias que, embora não se reflitam diretamente em propostas curriculares e organizativas em nossas escolas, permitem criticar e, eventualmente, reorientar essas propostas: as teorias sobre a desigualdade de oportunidades educacionais, de Coleman e Jencks; as do conflito, de Baudelot-Establet, Bourdieu-Passeron e Bowles-Gintis; e as correntes interpretativas e etnográficas, que propõem a reforma do currículo e do funcionamento interno da escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Teresa Roserley N. da Silva

Téléchargements

Publié-e

1989-08-31

Comment citer

Silva, T. R. N. da. (1989). Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil. Cadernos De Pesquisa, (70), 5–19. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1148

Numéro

Rubrique

Articles