Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil
Keywords:
Administração da Educação, Currículos, Igualdade de Oportunidades, Psicolinguística, Políticas Educacionais, Teorias de Educação.Abstract
Este artigo faz um breve inventário das principais influências teóricas sobre a organização do ensino e do currículo, desde o idealismo subjetivista e o modelo da eficiência burocrática - preponderante nas primeiras décadas do século XX - passando pelas teorias cognitivistas ou behavioristas dos anos 50, cuja ênfase às fases do desenvolvimento infantil permitiu métodos de ensino e organizações curriculares mais realistas e adequadas. Aborda ainda as teorias que, embora não se reflitam diretamente em propostas curriculares e organizativas em nossas escolas, permitem criticar e, eventualmente, reorientar essas propostas: as teorias sobre a desigualdade de oportunidades educacionais, de Coleman e Jencks; as do conflito, de Baudelot-Establet, Bourdieu-Passeron e Bowles-Gintis; e as correntes interpretativas e etnográficas, que propõem a reforma do currículo e do funcionamento interno da escola.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).