Elles constituent la plupart des gameurs, mais elles ne programment pas

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Mots-clés :

Femmes, Marché de Travail, Technologie, Jeux Vidéo

Résumé

Au Brésil, les femmes constituent la plupart des gameuses, mais leur representativité dans la force de travail dans le champ du développement et de la programmation n’est pas importante, comme dans les autres carrières STEM. Compte tenu de cette contradiction, on a cherché à repérer, à l’aide d’une étude qualitative avec 22 femmes qui exercent le métier de programmeuse dans ce secteur, quels sont les obstacles à l’augmentation de la représentativité féminine dans le développement des jeux au Brésil. Les résultats revèlent qu’il y a six catégories d’obstacles qui se présentent dès le choix de la formation et persistent avec plus de force dans le marché de travail, dont le principal est le manque de crédibilité concernant leurs connaissances techniques.

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Bibliographies de l'auteur-e

Victória Giovannetti, Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo (SP), Brasil

Mestre em Gestão para Competitividade em Tecnologia da Informação pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), atualmente atua no mercado publicitário em uma multinacional da área de tecnologia. 

João Luiz Becker, Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo (SP), Brasil

Professor titular de Tecnologia e Ciência de Dados na FGV-EAESP. É bacharel em Economia pela UFRGS, bacharel em Matemática pela UFRGS, mestre em Matemática Aplicada pelo IMPA e PhD em Management Science pela UCLA, Estados Unidos. Participou do Colloquium on Participant Centered Learning na HBS, Estados Unidos e de estágio de Pós-Doutoramento na UPMF, França. Foi Professor titular da UFRGS durante mais de 40 anos, onde coordenou o PPGA. Foi Pró-Reitor de Planejamento, Vice-Diretor e Diretor da Escola de Administração. Foi membro do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS, coordenador da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, e membro do comitê assessor de Economia, Administração e Direito e do comitê assessor de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. É pesquisador Nível SR do CNPq, onde coordena o Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, com atuação principalmente em seu Laboratório de Decisão e Modelagem

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Publié-e

2023-11-07

Comment citer

Giovannetti, V., & Becker, J. L. (2023). Elles constituent la plupart des gameurs, mais elles ne programment pas. Cadernos De Pesquisa, 53, e10233. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10233

Numéro

Rubrique

Enseignement Supérieur, Professions, Travail