Pobreza e municipalização da educação: análise dos resultados do Ideb (2005-2009)

Auteurs-es

  • Cristina W. Andrews
  • Michel S. de Vries

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Municipalização do Ensino, Pobreza, Brasil

Résumé

O artigo apresenta resultados de pesquisa empírica que buscou verificar o impacto da pobreza sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em escolas de ensino fundamental em mais de 5.500 municípios brasileiros, comparando o desempenho de escolas estaduais e municipais. Foram analisados os dados de 2005, 2007 e 2009 por meio de regressões lineares simples, resíduos de regressões e de correlações parciais. Os resultados mostram que a pobreza tem um forte impacto no desempenho escolar, chegando a explicar até 60% da variação. Os autores discutem os resultados obtidos vis-à-vis às atuais tendências de políticas educacionais, como as políticas fundamentadas em fatores de input e na responsabilização de professores, apontando suas limitações.

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Bibliographies de l'auteur-e

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Michel S. de Vries

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Publié-e

2012-12-31

Comment citer

W. Andrews, C., & S. de Vries, M. (2012). Pobreza e municipalização da educação: análise dos resultados do Ideb (2005-2009). Cadernos De Pesquisa, 42(147), 826–847. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10

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