Vygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento.

Autores/as

  • Marta Kohl de Oliveira

Palabras clave:

Pensamento, Linguagem, VIGOTSKY, Lev Semionovitch, Relações Sociais

Resumen

Fazer uma breve exposição sobre Vygotsky, hoje, para interlocutores que trabalham na área de educação ou por ela se interessam, exige mais do que a rápida apresentação de sua biografia e de suas idéias principais. Oito anos depois da publicação de sua primeira obra no Brasil (A Formação Social da Mente, 1984) e pelo menos três anos depois das primeiras manifestações de um marcado interesse por seu pensamento nos meios educacionais brasileiros, é necessário ultrapassar o estado de difusão de idéias gerais e de confronto com outras teorias. O momento é de aprofundamento, interpretação e desenvolvimento. Esse processo não se da contribuição de Vygostsky no interior de nosso próprio processo de produção de conhecimento. Esse processo não se dá, obviamente, em situações de palestras, conferências e exposições orais (importantes momentos de síntese e divulgação), mas o âmbito dos estudos e pesquisas, cuidadosos e de longo prazo.

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Biografía del autor/a

Marta Kohl de Oliveira

Publicado

2013-07-29

Cómo citar

Oliveira, M. K. de. (2013). Vygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento. Cadernos De Pesquisa, (81), 67–69. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/992

Número

Sección

Temas em Debate