Formação continuada de professores de alunos trabalhadores

Autores/as

  • Lúcia Maria Moraes Moysés Universidade Federal Fluninense

Palabras clave:

Formação Continuada, Representações Sociais, Ensino Noturno

Resumen

O trabalho relata uma experiência bem-sucedida de formação continuada, realizada sob a forma de uma pesquisa-ação junto a 200 professores da rede pública, a maioria atuando nos cursos supletivos de 1° e 2º graus. Seus principais resultados apontam para a importância de se começar tal tipo de trabalho com uma profunda reflexão sobre a dimensão política do ato educativo, bem como a de se atuar em pequenos grupos de estudo, no interior das próprias escolas onde lecionam os professores. Em termos concretos, o trabalho conseguiu fazer com que, durante um ano e meio, 23 grupos discutissem semanalmente temas relacionados à educação. Começando com as questões político-filosóficas, passando pelo enfoque sócio-histórico da aprendizagem e terminando com alguns aspectos metodológicos, eles chegaram ao término desse tempo mostrando ter autonomia para continuarem por conta própria. Do ponto de vista teórico, este texto apresenta uma discussão sobre o papel que a mudança nas representações dos professores sobre o aluno, a educação e ele mesmo desempenham nas possíveis transformações da sua prática pedagógica.

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Biografía del autor/a

Lúcia Maria Moraes Moysés, Universidade Federal Fluninense

Publicado

1994-05-31

Cómo citar

Moysés, L. M. M. (1994). Formação continuada de professores de alunos trabalhadores. Cadernos De Pesquisa, (89), 76–84. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/906

Número

Sección

Temas em Debate