Formação continuada de professores de alunos trabalhadores
Mots-clés :
Formação Continuada, Representações Sociais, Ensino NoturnoRésumé
O trabalho relata uma experiência bem-sucedida de formação continuada, realizada sob a forma de uma pesquisa-ação junto a 200 professores da rede pública, a maioria atuando nos cursos supletivos de 1° e 2º graus. Seus principais resultados apontam para a importância de se começar tal tipo de trabalho com uma profunda reflexão sobre a dimensão política do ato educativo, bem como a de se atuar em pequenos grupos de estudo, no interior das próprias escolas onde lecionam os professores. Em termos concretos, o trabalho conseguiu fazer com que, durante um ano e meio, 23 grupos discutissem semanalmente temas relacionados à educação. Começando com as questões político-filosóficas, passando pelo enfoque sócio-histórico da aprendizagem e terminando com alguns aspectos metodológicos, eles chegaram ao término desse tempo mostrando ter autonomia para continuarem por conta própria. Do ponto de vista teórico, este texto apresenta uma discussão sobre o papel que a mudança nas representações dos professores sobre o aluno, a educação e ele mesmo desempenham nas possíveis transformações da sua prática pedagógica.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).