Boa educação na era da mensuração

Autores/as

  • Gert Biesta

Palabras clave:

Qualidade da Educação, Finalidades da Educação, Avaliação

Resumen

Neste artigo defendo a necessidade de se reconectar com a questão da finalidade na educação, principalmente à luz da tendência recente de focalizar as discussões na área quase exclusivamente na mensuração e na comparação de resultados educacionais. Primeiramente, argumento por que a questão da finalidade deve sempre ter um lugar na discussão educacional. Depois, exploro alguns motivos pelos quais essa questão parece ter desaparecido da agenda educacional. A parte central do artigo é uma proposta para se tratar da questão da finalidade na educação - ou seja, a que diz a respeito ao que constitui uma boa educação - de uma forma sistemática. A questão da finalidade é complexa e, ao deliberar sobre ela, devemos fazer uma distinção entre as três funções da educação a que me refiro: qualificação, socialização e subjetivação. Na parte final do artigo, dou exemplos de como essa proposta pode ajudar a fazer perguntas mais precisas sobre a finalidade e a orientação dos processos e práticas educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Biesta, G. (2012). Boa educação na era da mensuração. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 808–825. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9

Número

Sección

Outros Temas