Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências

Autores/as

  • Eduardo Fleury Mortimer UFMG
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP

Palabras clave:

Piaget, Vygotsky, Construção de Conhecimento

Resumen

Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria.

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Biografía del autor/a

Eduardo Fleury Mortimer, UFMG

Anna Maria Pessoa de Carvalho, USP

Publicado

1996-02-29

Cómo citar

Mortimer, E. F., & Carvalho, A. M. P. de. (1996). Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências. Cadernos De Pesquisa, (96), 05–14. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809

Número

Sección

Artículos