Limites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagem

Autores/as

  • Clarilza Prado Sousa fundação Carlos Chagas

Resumen

Pretendi neste trabalho analisar os limites e possibilidades da escola integrar alunos com atraso de escolaridade em processos de educação regular, que receberam apoio de programas de aceleração da aprendizagem. Baseada nas avaliações realizadas desses programas por professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUCSP e por pesquisadores do Núcleo de Avaliação Educacional da Fundação Carlos Chagas, discuto os resultados efetivamente alcançados considerando duas categorias de análise. Na primeira categoria, analiso os efeitos da estratégia pedagógica promovida pelos programas, nas aprendizagens e progressos dos alunos participantes. Na segunda categoria, procuro analisar as possibilidades de integração/inclusão desses alunos no processo de educação regular. Finalmente, à guisa de conclusão, procuro fazer algumas considerações teórico-metodológicas. Distinguindo integração de inclusão, discuto os limites e possibilidades que as ações dos programas têm de realmente promoverem o desenvolvimento de uma escola sem exclusão.

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Biografía del autor/a

Clarilza Prado Sousa, fundação Carlos Chagas

Publicado

1999-11-30

Cómo citar

Sousa, C. P. (1999). Limites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagem. Cadernos De Pesquisa, (108), 81–99. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/667

Número

Sección

Tema em Destaque