Brasil en el Pisa 2003 y 2012: los estudiantes y la matemática

Autores/as

Palabras clave:

Evaluación, Pisa, Letramiento, Matemáticas

Resumen

Este trabajo presenta una investigación sobre el desempeño de los estudiantes brasileños en Matemática en el Pisa de 2003 y 2012. El objetivo fue verificar en cuál contenido evaluado los estudiantes presentaron mejor desempeño y dispersión positiva en la escala de niveles de evaluación. La estrategia empírica adoptada fue descriptiva y comparativa. Fueron analizados informes del Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) y de la OCDE/Pisa para componer la base de datos para análisis comparativa de las dos aplicaciones de la prueba. Los resultados apuntan que los estudiantes brasileños presentaron mejor desempeño y la más significativa distribución en la escala Pisa en Indeterminación y Datos o Probabilidad. Aun considerando esto, el desempeño de los estudiantes brasileños, influenciado por una multiplicidad de factores, todavía esta lejos de alcanzar los niveles de la OCDE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Universidade de Brasília (UnB); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), Brasília (DF), Brasil

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UnB; Mestre em Ciências do Ambiente pela UFT. Atuou como docente na Educação Básica e na Educação Superior nos cursos de Pedagogia e Normal Superior na UFT. Desempenhou funções de dirigente no IFB, IFTO e ETF/Palmas (TO). Pesquisadora-Tecnologista no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Integrante dos grupos de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM e Formação do Professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno (FAP/DF).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil

Estudos de Pós-Doutoramento sob supervisão da Professora Doutora Maria Isabel Ramalho Ortigão, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2019). Possui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012). Realizou Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Possui Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe do Departamento. Está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha de Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM".

Citas

AGUIAR, Glauco da Silva; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Letramento em matemática: um estudo a partir dos dados do Pisa 2003. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42a, p. 1-21, abr. 2012.

ALVES, Gleidilson Costa. Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

ARAÚJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos; TENÓRIO, Robinson Moreira. Resultados brasileiros no Pisa e seus (des)usos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 68, p. 344-380, maio/ago. 2017.

BACCHETTO, João Galvão; PINTO JUNIOR, Wallace Nascimento. Oportunidade de aprendizagem de conteúdo em matemática no Pisa 2012. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 68, p. 418-442, maio/ago. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016a.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2015: sumário executivo. Brasília: Inep, 2016b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional para Avaliação de Alunos (Pisa): resultados nacionais – Pisa 2009. Brasília: Inep, 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional Pisa 2000. Brasília: Inep, 2001.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional Pisa 2012. Brasília: Inep, 2013.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados nacionais – Pisa 2006. Brasília: Inep, 2008.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico Pisa 2003 Brasil. Brasília: Inep, 2003. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/result_pisa2003_resum_tec.pdf. Acesso em: 13 set. 2017.

CARNOY, Martin; KHAVENSON, Tatiana; FONSECA, Izabel; COSTA, Leandro; MAROTTA, Luana. A educação brasileira está melhorando? Evidências do Pisa e do SAEB. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 450-485, jul./set. 2015.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, Brasília, v. 2, n. 2, p. 15-19, 1989.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A relevância do projeto Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF como critério de avaliação da qualidade do ensino de matemática. In: FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004.

FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Reflexões: alfabetização, letramento e numeramento matemático. Revista Práxis, Volta Redonda, RJ, v. 7, n. 13, p. 117-129, jan. 2015.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis et al. O ensino de geometria na escola fundamental – três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

GOULART, Cecília. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p 35-51, ago./dez. 2014.

KLEIN, Ruben. Uma re-análise dos resultados do Pisa: problemas de comparabilidade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 717-742, out./dez. 2011.

MAIA, Madeline Gurgel Barreto; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Albuquerque. Alfabetização e letramento em língua materna e em matemática. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 21, n. 4, p. 931-943, 2015.

MANGUEIRA, Márcia Cristina Bonfim Ramos de; GUARESI, Ronei. Pisa 2012 – BRASIL. Lingu@ Nostr@ – Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística, Canoas, RS, v. 2, n. 1, p. 128-144, jan./jul. 2014.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. As contribuições de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Itinerarius Reflectionis, Jataí, GO, v. 10, n. 2, mar. 2015.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O ensino de matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, p. 741-757, 2016.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Representações sociais de professoras e professores que ensinam matemática sobre o fenômeno da deficiência. 2012. 202 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

NUNES, Stella Maris Lemos. A proficiência matemática dos alunos brasileiros no Pisa 2003: uma análise dos itens de incerteza. 2013. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

NUNES, Stella Maris Lemos; AGUIAR, Glauco da Silva; ELLIOT, Ligia Gomes. Avaliação em Matemática de Brasil e México: Pisa 2003-2012. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 2015, Chiapas, México. Anais [...] Cidade do México: Comité Interamericano de Educación Matemática, 2015. p. 9-21. Disponível em: http://ciaemredumate.org/memorias-ciaem/xiv/pdf/Vol6Curr.pdf. Acesso em: 12 maio 2019.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Country note – Results from Pisa 2012. [S.l.]: OCDE, [s.d]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2013/country_note_brazi_pisa_2012.pdf. Acesso em: 14 ago. 2017.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Programme for International Student Assessment – Pisa 2003. Technical report. [S.l.]: OCDE, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/edu/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/35188570.pdf. Acesso em: 12 out. 2017.

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; AGUIAR, Glauco da Silva. Letramento em Matemática no Pisa. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., out. 2012, Petrópolis, Rio de janeiro. Anais [...] Brasília, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT08/CC66430259749_B.pdf. Acesso em: 23 set. 2017.

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Rafael de. Letramento em Matemática no Pisa: o que sabem e podem fazer os estudantes? Zetetiké, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 375-389, maio/ago. 2018.

PINTO, Joaquim; CARVALHO SILVA, Jaime; BIXIRÃO NETO, Teresa. Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no Pisa: revisão integrativa. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 22, n. 4, p. 837-853, out./dez. 2016.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Resultados do Estudo Internacional Pisa 2012. Primeiro relatório nacional. Pisa/OCDE. Portugal: Ministério da Educação, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 7, n. 29, fev./abr. 2004.

SOARES, Sergei Suarez Dillon; NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M. Evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no Pisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 68-87, jan./abr. 2012.

SOARES, Sergei Suarez Dillon; NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M. Evolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009 face aos demais países. Brasília: Ipea, 2011. (Texto para Discussão, 1641).

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; PAIVA, Thiago Ferreira; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Matemática e inclusão: para além dos resultados. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – REMAT/SP, v. 15, n. 20, p. 389-408, 2018.

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Direitos humanos e educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – REMAT/SP, v. 15, n. 20, p. 548-564, 2018.

Publicado

2020-08-04

Cómo citar

Pereira, C. M. M. da C., & Moreira, G. E. (2020). Brasil en el Pisa 2003 y 2012: los estudiantes y la matemática. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 475–493. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6627

Número

Sección

Artículos