Ensaios de inovação no ensino médio

Autores/as

  • Eleny Mitrulis Faculdade de Educação da USP

Palabras clave:

Ensino Médio, Ensino de 2º Grau, Escolas Públicas, Reforma do Ensino, Inovação

Resumen

O objetivo deste trabalho é examinar alguns ensaios de inovação que vêm ocorrendo no ensino de nível médio e destacar elementos que possam contribuir para sua interpretação bem como para a formulação de políticas de apoio e de orientação às escolas. Em um primeiro momento, examinam-se a centralidade do ensino médio no conjunto das reformas educativas, o direcionamento destas reformas no contexto da mudança do papel do Estado e as questões relativas à formação geral e à formação profissional. A segunda parte deste ensaio é dedicada ao exame de alguns conceitos de reforma e de inovação e à descrição e análise de relatos de experiências e ensaios de inovação realizados por escolas de nível médio. São relatos apresentados por escolas públicas estaduais que participaram da primeira fase do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo1, entre os anos 2000 e 2001. Os relatos apresentados, com exceção daqueles referentes à gestão da aplicação dos recursos financeiros distribuídos pelo programa, referem-se a ensaios de inovação realizados pelas escolas antes de sua vinculação a ele.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eleny Mitrulis, Faculdade de Educação da USP

Publicado

2002-07-31

Cómo citar

Mitrulis, E. (2002). Ensaios de inovação no ensino médio. Cadernos De Pesquisa, (116), 217–244. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/562

Número

Sección

Outros Temas