A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica

Autores/as

  • Claudia de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Currículo, Sistema Escolar, Sistema de Promoção, Escola

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as repercussões que a organização da escolaridade em ciclos introduziu nas escolas e nas práticas dos professores no exercício de sua profissão. O estudo sustenta que a experiência dos ciclos conforma a escola dentro de uma nova lógica. Argumenta que as mudanças para um real funcionamento da escola em sistema ciclado entram em conflito com a cultura da escola, cuja concepção de escolarização e de tempo e espaço escolares coadunam com a lógica da escola seriada. A mudança faz que a escola transforme-se em um espaço de tensão e conflito. Para tecer tais argumentos, a pesquisa compreendeu: uma análise documental e revisão de literatura; o exame de questionários contextuais dos professores do Sistema Nacional de Avaliação do ensino Básico - Saeb - 2001, que procurou contemplar uma perspectiva macro da questão dos ciclos nacionalmente; uma abordagem qualitativa. Esta última implicou a realização de trabalho de campo com observações, entrevistas e aplicação de questionário em uma unidade escolar da rede de ensino público de Niterói, Rio de Janeiro, cuja organização das escolas compreende quatro ciclos ao longo dos nove anos do ensino fundamental.

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Publicado

2005-04-30

Cómo citar

Fernandes, C. de O. (2005). A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 57–82. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/422

Número

Sección

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