Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São Paulo

Autores/as

  • Janayna Alencar Lui Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Educação Religiosa, Escolas Públicas, Currículos, São Paulo

Resumen

O artigo procura refletir sobre as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, tendo como foco as relações instituídas no interior do campo estudado. Com a análise da interpretação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e a posterior modificação de seu artigo n. 33 pela Lei n. 9.475/97, algumas questões envolvendo a escolha dos conteúdos, capacitação docente e formação do professor aparecem como indicativas para se entender o posicionamento dos grupos envolvidos. Pela participação de grupos como o Conselho de Ensino Religioso de São Paulo, a Associação dos Professores de Ensino Religioso de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Educação é possível compreender a formação do campo de disputa decorrente da implantação da disciplina nas escolas públicas.

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Biografía del autor/a

Janayna Alencar Lui, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

2007-08-31

Cómo citar

Lui, J. A. (2007). Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São Paulo. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 333–349. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/360

Número

Sección

Tema em Destaque