A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável

Autores/as

  • Maurício Érnica Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
  • Antônio Augusto Gomes Batista Universidade Federal de Minas

Palabras clave:

Metrópole, Desigualdades Educacionais, Desigualdades Sociais, Educação

Resumen

Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo. A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula de educação infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; posição de desvantagem de suas escolas no quase mercado escolar oculto; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, de apresentarem as condições necessárias para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.

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Publicado

2012-08-31

Cómo citar

Érnica, M., & Batista, A. A. G. (2012). A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 640–666. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/35

Número

Sección

Outros Temas