Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico

Autores/as

  • Verônica Toste Daflon Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ
  • João Feres Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ
  • Luiz Augusto Campos Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ

Palabras clave:

Ação Afirmativa, Desigualdades Raciais, Ensino Superior, Políticas Públicas

Resumen

O artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.

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Biografía del autor/a

Verônica Toste Daflon, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ

João Feres Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ

Luiz Augusto Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Daflon, V. T., Feres Júnior, J., & Campos, L. A. (2013). Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 302–327. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261

Número

Sección

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