Políticas de educação infantil e avaliação

Autores/as

  • Fúlvia Rosemberg Fundação Carlos Cahagas

Palabras clave:

Avaliação da Educação, Educação Infantil, Políticas Públicas, Ética

Resumen

O artigo tem por objetivo apresentar e discutir tensões no debate contemporâneo sobre avaliação na/da educação infantil brasileira, a partir da distinção entre política de avaliação na/da educação infantil e avaliação da política de educação infantil. O texto argumenta que se está iniciando o processo de construção do problema social “avaliação” na arena de negociações da política de educação infantil, daí embates em torno de posições bipolares nos modelos de avaliação propugnados e criticados. Ressalta a importância de cuidados éticos e da explicitação de posições políticas nas pesquisas avaliativas em educação infantil e alerta para o perigo de transpor para a educação infantil modelos hegemônicos adotados no Brasil para outras etapas de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fúlvia Rosemberg, Fundação Carlos Cahagas

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Rosemberg, F. (2013). Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 44–75. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/249

Número

Sección

Tema em Destaque