Estudos de currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização

Autores/as

  • Antonio Flavio Barbosa Moreira Universidade Católica de Petrópolis

Palabras clave:

Currículo, Educação, Internacionalização

Resumen

O artigo focaliza a etapa da internacionalização dos estudos sobre currículo, em desenvolvimento no momento atual. Essa fase segue-se à de reconceptualização, que transformou a feição do campo, substituindo seu caráter instrumental hegemônico pela preocupação em compreender o processo curricular. Após explicitar sinais evidentes da internacionalização, o texto discute, com o apoio das categorias hibridização, cosmopolitismo e tradição, o quanto as conversas complicadas que configuram o campo podem tanto contribuir para o avanço e a democratização do conhecimento quanto para estimular movimentos em direção à homogeneização, que terminem por sufocar tradições e interesses locais. Possibilidades e riscos implicados no processo precisam, portanto, ser cuidadosamente considerados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade Católica de Petrópolis

Publicado

2009-08-20

Cómo citar

Moreira, A. F. B. (2009). Estudos de currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 367–381. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/228

Número

Sección

Tema em Destaque