Estudos de currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização

Auteurs-es

  • Antonio Flavio Barbosa Moreira Universidade Católica de Petrópolis

Mots-clés :

Currículo, Educação, Internacionalização

Résumé

O artigo focaliza a etapa da internacionalização dos estudos sobre currículo, em desenvolvimento no momento atual. Essa fase segue-se à de reconceptualização, que transformou a feição do campo, substituindo seu caráter instrumental hegemônico pela preocupação em compreender o processo curricular. Após explicitar sinais evidentes da internacionalização, o texto discute, com o apoio das categorias hibridização, cosmopolitismo e tradição, o quanto as conversas complicadas que configuram o campo podem tanto contribuir para o avanço e a democratização do conhecimento quanto para estimular movimentos em direção à homogeneização, que terminem por sufocar tradições e interesses locais. Possibilidades e riscos implicados no processo precisam, portanto, ser cuidadosamente considerados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade Católica de Petrópolis

Téléchargements

Publié-e

2009-08-20

Comment citer

Moreira, A. F. B. (2009). Estudos de currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 367–381. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/228

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque